Instituto BRB lança programa de capacitação para auxiliar na empregabilidade de jovens egressos de abrigos

O Instituto BRB lançou, em setembro, o programa Trilhando o Futuro, fruto de uma parceria com a ONG Casa de Ismael e que tem como proposta auxiliar jovens egressos de abrigos a se capacitarem para a entrada no mercado de trabalho. A assinatura do Acordo Cooperação entre o IBRB e a Casa de Ismael aconteceu em 27/09.

A iniciativa é parte integrante do plano estratégico do Instituto para promoção, integração e cooperação com entidades sociais, potencializando a sua rede de atuação e contribuindo, ainda, para uma solução na problemática de jovens, que ao completarem 18 anos, são obrigados, por força de lei, a se desligarem das casas abrigo em que moravam.

Para Leila Republicano, presidente do Instituto BRB, o auxílio a esses jovens é fundamental para esse período de suas vidas. “Para jovens que cresceram em abrigos ou estão em situação de vulnerabilidade social, a busca por oportunidades de capacitação e empregabilidade, sem o amparo familiar, pode ser um momento de insegurança. O Trilhando o Futuro foi criado justamente visando à acolhida desses jovens, para que busquem essa transitoriedade de forma a fortalecer cada vez mais o seu vínculo com a sociedade, tornando-se capazes de construir suas trajetórias de vida.”, explica.

O projeto atenderá aproximadamente 100 jovens, entre 18 e 25 anos, que tenham vivido em abrigos nos anos anteriores além de jovens em situação de vulnerabilidade. O programa de capacitação terá a duração de até dois anos.

Os jovens receberão a capacitação do SENAC nas áreas de moda, beleza, saúde e tecnologia, como manicure, pedicure, costureiro (a), vitrinista, operador de computador, administrador de banco de dados, editor de projeto visual gráfico, copeiro hospitalar e atendente de farmácia.

Durante o período do programa, eles receberão, da ONG Casa de Ismael, moradia, cesta básica, uma bolsa auxílio em dinheiro, além de apoio de assistente social, psicólogo e pedagogo. E, em contrapartida, assumirão o compromisso de fazer os cursos de caixa e serviços gerais, oferecidos pela ONG.

“Incentivar ações que ofereçam uma porta de saída para uma vida mais digna está dentro da estratégia de atuação do Instituto BRB para promover o desenvolvimento sustentável da sociedade. Projetos como este promoverão a melhoria da vida desses jovens, envolvendo diversos atores sociais, com visão de cadeia de valor, permitindo soluções viáveis para trabalhar, no presente, um futuro mais justo”, finaliza Leila Republicano.

 

Fonte: Instituto BRB

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.