Instituto BRB promove evento em celebração ao mês da conscientização do espectro autista

Em continuidade às ações do mês da conscientização sobre o autismo, o Instituto BRB e o Instituto Steinkopf se uniram para a realização de ação que reuniu pais e alunos participantes do Projeto “Uma Sinfonia Diferente” ao time de empregados do Banco BRB. Com o objetivo de disseminar informações para o desenvolvimento de ambientes mais inclusivos, o evento aconteceu no dia 24/04, no auditório do CECNC e contou com uma apresentação musical com as crianças e jovens integrantes da iniciativa.

O Projeto visa agregar significados para a vida de crianças e adolescentes neurodivergentes por meio da música, auxiliando no desenvolvimento social, motor e cognitivo. A apresentação interativa entre público e alunos participantes foi seguida de palestra oferecida por Ana Carolina Steinkopf, presidente do Instituto de mesmo nome e coordenadora do projeto Mapa Autismo Brasil (MAB), cujo o Instituto BRB também é parceiro. A temática foi a abordagem das relações familiares e a empregabilidade para pessoas que estão no espectro autista.

Para Cristiane Gonçalves, mãe do Kauã, que tem nove anos e é um dos contemplados do Projeto “Uma Sinfonia Diferente”, que considera muito importante para o desenvolvimento do seu filho, conta que sem o apoio do Instituto BRB não seria possível mantê-lo no projeto. “O meu filho é autista de nível 2 de suporte e está na Sinfonia desde os cinco anos de idade. Quando entrou ele não falava, não interagia e era bem fechado. Com as atividades de musicalização ele foi evoluindo, hoje em dia ele já fala, canta e interage um pouco mais”, comentou.

“Ter o Instituto BRB como parceiro é uma grande alegria pois nos permite ter recursos de instrumentos e materiais para dar o melhor atendimento às crianças”, diz Ana Carolina, presidente do Instituto Steinkopf. Ela explica que o ciclo do Projeto tem duração de 6 meses, com encontros semanais. Com ele, as crianças aprendem, por meio do repertório musical, a desenvolver linguagem, socialização e coordenação, ajudando não só na apresentação final, mas na vida prática das crianças e da família. “É um resultado não musical de uma atividade musical”, complementa.

De acordo com a Presidente do Instituto BRB, Leila Republicano, “o Instituto BRB tem assumido a responsabilidade de entrar na luta pela disseminação de conhecimento sobre o assunto, pois entendemos que o conhecimento é o que vai colaborar para que consigamos criar ambientes acolhedores que integram as pessoas com TEA em todas as esferas”.

Fonte: Instituto BRB

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