Na última quarta-feira (20) foi comemorado o 6º ano de criação do Instituto BRB. Desde a sua fundação, a atuação da entidade é pautada no poder de transformação da sociedade por meio da inclusão e da cidadania. Para isso, elabora e promove iniciativas para ajudar pessoas e atender parceiros, disponibilizando recursos e insumos a atores sociais em situação de vulnerabilidade.
A data foi celebrada em evento realizado no CECNC, com a participação da diretoria do Banco e do Conglomerado, dos conselheiros do Instituto, de representantes de organizações da sociedade civil, de parceiros e de investidores sociais.
“Por meio de sua atuação, sempre a partir de boas práticas de governança, o IBRB seguirá trabalhando para levar dignidade e oportunidades a quem precisa. A cada passo dado, a cada projeto bem-sucedido, levamos esperança para a sociedade e transformamos o futuro em um lugar mais justo para todos”, disse Leila Republicano, durante a abertura da cerimônia.
Apresentando números que, conforme ela mesmo alertou, representam vidas transformadas por meio dos diversos projetos com foco em empregabilidade e educação, como o Mão Na Massa, o Primeiro Emprego, o Trilhando o Futuro, Identidade Cidadã, Letrar Cidadania e o Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS). Ao todo, cerca de 38 mil pessoas beneficiadas com esses programas, até o momento.
Em relação à saúde, Leila citou marcos como a entrega do Hospital Modular de Samambaia, o apoio ao Hospital da Criança de Brasília e aos projetos Vela para Todos e Mapa Autismo Brasil, com isso o Instituto impacta milhares de usuários do sistema público de saúde e promove a inclusão social. Com a vertente BRB Solidário, a instituição já arrecadou mais de 48 toneladas de alimentos e quase 1,5 toneladas de tampinhas em campanha de sucesso no Conglomerado, a Tampinhas do Bem.
Representando o presidente do Banco, Paulo Henrique Costa, e a diretoria do BRB, Cristiane Bukowitz, diretora de Gestão de Pessoas, parabenizou o IBRB por todas as vidas transformadas desde sua criação além de desejar sucesso para o futuro. Para ela, o Instituto agrega valor ao negócio, mas, ainda mais importante, dá a cada empregado a oportunidade de trabalhar, individual e coletivamente, por um mundo melhor. “Para o futuro, desejamos que o Instituto avance cada vez mais nas parcerias e dissemine o ideal de estarmos todos unidos em prol do nosso semelhante”, finalizou.
Edital de cultura
Na ocasião, também foi apresentado o edital de cultura do Instituto, lançado hoje com o objetivo de selecionar projetos de Organizações Sociais que atuam com a inclusão social por meio de atividades culturais dentro do Distrito Federal e da RIDE.
Além do edital de cultura, o Instituto já disponibilizou outras duas chamadas públicas: um edital, lançado neste ano, ainda em realização, para seleção e apoio a centrais de cooperativas voltadas às atividades de coleta e processamento de material reciclável no DF; e o edital lançado em 2022 para seleção e apoio de projetos esportivos ligados a futebol para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Instituto BRB