Instituto BRB apoia desenvolvimento da pesquisa Mapa Autismo Brasil

Pautado no propósito de transformar vidas por meio de ações positivas, o Instituto BRB assinou convênio com o Instituto Steinkopf para apoiar o desenvolvimento da pesquisa Mapa Autismo Brasil, conduzida por essa entidade.

A proposta da iniciativa é o levantamento de dados não-governamentais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no País para viabilizar ações mais efetivas voltadas à população com autismo. Em uma primeira fase, o levantamento focará na população autista do Distrito Federal e, posteriormente, será expandido para os demais municípios brasileiros.

O levantamento de dados já terá início neste mês. As informações obtidas contribuirão para a melhoria dos atendimentos clínicos, a redução de desigualdades, a criação de comunidades mais engajadas e sustentáveis, e a promoção de uma educação mais inclusiva.

“Apoiar essa pesquisa pode auxiliar o país, e mais especificamente o Distrito Federal, a ter mais subsídios para posteriormente implantar políticas públicas que favoreçam as pessoas autistas e, consequentemente, suas famílias”, explica Leila Republicano, presidente do Instituto BRB.

Ana Carolina Steinkopf, presidente do Instituto Steinkopf, destaca a importância da parceria com o Instituto BRB: “O Instituto BRB foi a primeira instituição a acreditar na ideia e nos apoiou desde o princípio. Essa união de forças trará muitos benefícios na área de saúde para a cidade e para o País”, conclui Ana Carolina.

O projeto Mapa Autismo Brasil está, ainda, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O MAB trará impacto direto aos ODS 3, 4, 5, 8, 10, 11 e 16. Todas as informações obtidas através dos dados coletados serão analisadas pelo grupo de pesquisa do Núcleo de Autismo e Neurodiversidade da Universidade de Brasília (UnB) e serão divulgadas e disponibilizadas para toda a sociedade através das redes sociais do MAB.

O Instituto Steinkopf é uma associação sem fins lucrativos com foco em pesquisa, tratamento clínico, estudo e desenvolvimento de habilidades e competências de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Instituto trabalha com projetos e iniciativas que valorizam e despertam o potencial das pessoas com autismo, envolvendo no processo de desenvolvimento a família de cada paciente. Além do Mapa Autismo Brasil, o Instituto Steinkopf também presta atendimentos clínicos e promove capacitações.

 

Fonte: Instituto BRB

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.