Em mais uma iniciativa com a proposta de transformar a sociedade por meio da inclusão e da cidadania, o Instituto BRB lançou o projeto Time Tech. A iniciativa é destinada a jovens em situação de vulnerabilidade, e busca oferecer a eles acesso ao conhecimento em áreas como robótica, inteligência artificial e empreendedorismo, abrindo portas para um futuro repleto de possibilidades.
O primeiro evento do projeto ocorreu nesta semana, quando 15 jovens da Casa Azul Felipe Augusto, organização parceira do Instituto BRB, visitaram o centro de inovação do Banco no BRBLAB, no Biotic. Na oportunidade, eles assistiram a palestras sobre empreendedorismo, criação de startups, desenvolvimento de ideias, superação de desafios iniciais e lições práticas para o mundo dos negócios. Além disso, participaram de oficina prática de robótica. Os encontros foram conduzidos por profissionais da startup Br.Ino e por especialistas da COTI, aceleradora de startups.
Entre as atividades realizadas, destaque para a oficina “Meu Primeiro Robô”, em que os jovens montaram e programaram seus próprios robôs e perceberam que, mesmo sem conhecimento prévio, são capazes de produzir inovação com suas próprias mãos.
Destaque também para a palestra sobre como superar os desafios iniciais na criação de uma startup. Os jovens ouviram histórias de superação e inovação contadas pelos palestrantes, que ressaltaram a mensagem de que é possível transformar ideias em negócios reais, mesmo começando do zero.
Os participantes conheceram as instalações do Parque Tecnológico de Brasília e a visita possibilitou a ampliação de sua visão sobre as possibilidades de futuro nas áreas de ciência e tecnologia.
Para Leila Republicano, presidente do Instituto BRB, o projeto cumpriu sua missão de inspirar e capacitar os jovens. “Esta primeira realização do projeto foi muito satisfatória e representou o início de um ciclo poderoso de oportunidades para esses jovens, que antes pareciam distantes. O interesse dos participantes superou nossas expectativas. Muitos expressaram como essa experiência expandiu seus horizontes e despertou neles o interesse por seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia. Foi emocionante ver a energia e o entusiasmo de todos sendo expostos pela primeira vez a um ambiente de inovação e tecnologia de ponta”, avalia Leila.
Leila também confirma a previsão de novas edições do Time Tech, com visitas de outros grupos de jovens ao BRBLAB.
“O sucesso da primeira edição abriu portas para expandir o projeto e atingir mais jovens, permitindo que eles tenham às mesmas oportunidades. O objetivo é que o projeto se torne recorrente, envolvendo mais organizações parceiras e ampliando seu impacto social”, finaliza a presidente do Instituto BRB.
Fonte: Instituto BRB