A busca pela transformação de vidas por meio da inclusão e da cidadania segue como principal foco do Instituto BRB. Com essa proposta, a entidade apoiou a edição do Distrito Federal do Nau Fest 2024, evento de abrangência internacional que aconteceu entre 22 e 24 de outubro, no BRB LAB.
Promovido pela Junior Achievement, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo (com indicação duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz), o evento reuniu aproximadamente 1400 alunos da rede pública do DF, que mergulharam em um universo de habilidades empreendedoras, sustentabilidade e inteligência artificial.
Durante os três dias de imersão, os estudantes conheceram as instalações do Biotic e participaram de oficinas e palestras sobre tecnologia, empreendedorismo, desenvolvimento humano profissional e mercado de trabalho. A proposta foi proporcionar um ambiente que estimulasse a criatividade e a inovação, promover experiências educativas e incentivar os jovens a desenvolverem suas próprias ideias de negócios futuramente.
Presidente do Instituto BRB, Leila Republicano ressalta a proximidade da proposta do evento com o objetivo do Instituto de proporcionar a capacitação para a inclusão no mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento de habilidades essenciais como liderança, trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.
“Iniciativas como o Nau Fest são especialmente importantes, principalmente em um contexto em que muitos jovens enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho, pela falta de experiência ou escassez de oportunidades. Ao incentivar a inclusão e o desenvolvimento de competências, contribuímos para a formação de uma geração capaz de contribuir de maneira significativa para a sociedade e para a economia do DF”, afirma Leila Republicano, presidente do Instituto BRB.
O Nau Fest acontece em diversos países da América Latina, promovendo o encontro de estudantes com grandes empresas, por meio de experiências educativas. O evento já foi realizado no Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru, El Salvador e Uruguai. Nas edições do Brasil, neste ano, o Nau Fest aconteceu nos estados do Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo e Paraná.
Além do Nau Fest, o Instituto apoia diversas outras iniciativas com foco no estímulo ao empreendedorismo, com a proposta de auxiliar pessoas em vulnerabilidade social a prover seu sustento e obter independência financeira com cursos profissionalizantes.
Entre as iniciativas, destaque para os programas Primeiro Emprego, que prepara jovens de baixa renda para sua primeira experiência profissional; Trilhando o Futuro, que oferece, de forma gratuita, capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade social; e Mão na Massa, que promove cursos gratuitos de gastronomia, moda e beleza para incentivar mulheres a atingirem sua autonomia financeira. Além disso, o Instituto participa da 7ª edição do Programa de Aceleração de Impacto Social, para promover capacitação e a aceleração de ONGs por todo o País.
Fonte: Instituto BRB