Em alusão ao mês que se celebra do Dia Internacional da Mulher, o Instituto BRB promoveu mais uma iniciativa com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino para mulheres de baixa renda. Em parceria com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal, aconteceu a 2ª edição curso para formação de brechozeiras.
A capacitação aconteceu no dia 20, na Casa da Mulher Brasileira, localizada em Ceilândia, e teve a participação de 36 mulheres de diversas regiões do DF. As atividades foram ministradas, de forma voluntária, pelo time do Instituto BRB e por Simone Pimentel, responsável pelo Brechó da Jerônimo Candinho, ONG com a qual foi feita a parceria na 1ª edição do projeto.
“Promover ações de capacitação é essencial para criar oportunidades de empreendedorismo e sustentabilidade. Ao oferecer treinamentos e workshops, capacitamos mulheres a desenvolverem seus próprios negócios, gerando renda e autonomia financeira”, explica Leila Cristina Republicano, presidente do Instituto BRB.
Durante o curso, as participantes tiveram aulas sobre empreendedorismo, consumo consciente e economia circular, divididos nos módulos: Empreendedorismo feminino; Gestão financeira simples e eficaz; Marketing digital e vendas nas redes sociais; Sustentabilidade e responsabilidade social; Desenvolvimento pessoal, autoestima e empoderamento.
Além do curso de capacitação, cada participante recebeu seu 1º enxoval para iniciarem seus empreendimentos. Thais Frateschi, coordenadora do projeto no Instituto BRB, avalia que esta segunda edição do curso foi um sucesso. Houve muito aprendizado e trocas de experiências com a proposta de transformar as vidas das mulheres e das comunidades onde atuam.
“Os brechós são fundamentais para a economia circular, pois contribuem para a sustentabilidade social e ambiental, e ainda oferecem uma boa opção de geração de renda. O Instituto BRB entende ser fundamental estimular a economia circular”, conclui Thais.
O projeto Brechozeiras, em suas duas edições, já capacitou ao todo 81 mulheres.
Fonte: Instituto BRB