Nos dias 12 e 13 de novembro, o Instituto BRB promoveu as Jornadas Colaborativas do Planejamento Estratégico, que reuniram empregados e stakeholders para discutir e revisar as diretrizes estratégicas da instituição para os anos de 2025 a 2029.
A iniciativa representa a segunda fase do ciclo de revisão do Planejamento Estratégico do Instituto BRB, que busca alinhar sua atuação às demandas atuais e futuras. No primeiro dia, foram recebidos no BRB Lab os empregados do BRB. E no segundo dia, os parceiros do Instituto.
“Promover as jornadas colaborativas destacam o compromisso do Instituto BRB com a participação ativa da nossa equipe interna, de todos os empregados do Banco e dos nossos parceiros na construção de uma visão estratégica sustentável e alinhada com os desafios do futuro, além de contribuir na nossa atuação para os próximos anos como agente de transformação e desenvolvimento”, afirma Leila Republicano, presidente do Instituto BRB.
Sob a condução da consultoria Nous, o evento contou com um painel inicial sobre as macrotendências para 2025, seguido por dinâmicas interativas que estimularam os participantes a refletirem sobre o futuro do Instituto. Durante as sessões, foram discutidos temas fundamentais, como objetivos estratégicos, práticas de ESG (ambiental, social e governança), e aprimoramento das práticas de governança.
Durante o encontro, os participantes analisaram, ainda, os elementos essenciais do Instituto, como missão, visão, valores, propósito, mapa estratégico e perspectivas. Também foram avaliadas as iniciativas relacionadas aos valores compartilhados, com enfoque nas perspectivas financeiras e estratégicas, processos internos, desenvolvimento de pessoas e fortalecimento de competências.
“Como parte da Rede de Agências, fico muito grato pelo convite que todos recebemos para participar da jornada. Foi uma oportunidade em que nos sentimos realmente incluídos e valorizados. Minha agência sempre se reúne para apoiar as campanhas do Instituto, e reconhecemos a importância do trabalho que ele desenvolve,” destacou Samuel Alecrim, gerente de negócios da Agência Riacho Fundo.
“Nathalia Hallack, representante do Sebrae, participou da jornada no dia 13/11 juntos com os stakeholders, e afirma que foi uma experiência muito positiva. “Esperava um encontro mais tradicional de planejamento e fui surpreendida com uma dinâmica inovadora, colaborativa e muito inspiradora. Vejo que o Instituto BRB e todos nós, parceiros, temos algo em comum: o propósito de impactarmos positivamente o nosso território. Posso resumir o encontro da seguinte forma: eu achei que estava ali para contribuir e, ao final, fui embora com a sensação que eu muito mais ‘recebi’ do que ‘entreguei’. Foi uma experiência coletiva de construção dos ‘futuros’ que desejamos e em que acreditamos”, concluiu.
Fonte: Instituto BRB