O Instituto BRB foi operacionalizado em 2017 em cumprimento a deliberação do seu associado fundador, BRB – Banco de Brasília S.A, com a missão de buscar modelos sustentáveis que promovam a qualidade de vida em comunidades onde atua o Conglomerado do BRB, além de reunir e formalizar as práticas de responsabilidade social exercidas pelo BRB – Banco de Brasília S.A.

O Instituto BRB é uma entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, de natureza jurídica de direito privado, com atividades e funcionamento regulados pelo seu Estatuto.

Conforme o artigo 1°. do Estatuto: “(…) concebido pelo Banco de Brasília S.A. como seu braço institucional em desenvolvimento humano, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade; congregando instituições financeiras e não financeiras do Conglomerado BRB, com ações de natureza ambiental, assistencial, cultural, educacional, esportiva, filantrópica e social, voltadas ao interesse interno e externo, e atuação em forma de rede, além de congregar outras entidades que mantenham vínculo jurídico com o Conglomerado BRB”.

O Instituto atua no centro-oeste, mediante o desenvolvimento, implantação, acompanhamento e avaliação de programas, projetos e outras iniciativas no âmbito de seus campos de atuação, em parceria com outras instituições – governamentais e não governamentais -, tendo como princípio básico o de proporcionar benefício a todos os segmentos da sociedade brasileira.

Da mensagem do Presidente do Instituto BRB extrai-se:

O convencimento de que a ajuda e o relacionamento interpessoal são meio e fim para a transformação social incentivou o BRB, em 2017, a operacionalizar o seu Instituto, o qual incentivará o protagonismo social, valorizará a cultura brasileira e o esporte educacional, promoverá o direito à educação e preservará o bioma cerrado.

(Presidente do Instituto BRB)