Nos dias 08 e 09 de novembro, aconteceu no Centro de Treinamento do BRB a última etapa do Programa de Aceleração de Instituições Sociais (PAIS), um curso concebido de forma colaborativa entre os Institutos BRB, BANCOBRÁS, SABIN e COOPERFORTE, voltado para a capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Os dois dias tiveram atividades teóricas e práticas, finalizando o programa de capacitação, que durou 6 meses e contou com a orientação do Instituto Phomenta, uma entidade de negócios sociais que conduziu a capacitação.

O objetivo do Programa foi o de contribuir para a formação das equipes técnicas das Organizações Sociais, trazendo como eixo principal a questão sustentabilidade financeira das instituições participantes.

Ao todo, 28 instituições participaram do 2º Encontro, com dois representantes para cada. Entre as ferramentas trabalhadas está a elaboração do CANVAS, um quadro de modelo de negócios, voltado para o planejamento estratégico, os representantes fizeram a estruturação de custo/receita e conheceram técnicas de como buscar novas fontes de recursos. E ainda aprenderam a importância de enxergarem seus doadores como clientes, mudando completamente a sua forma de relacionamento com seus apoiadores.

Esse evento mostra que, por meio da parceria entre os Institutos BRB, Bancorbrás, Cooperforte e Sabin, foi possível promover essa capacitação voltada para qualificação da gestão de Organizações Sociais, investindo assim, no aperfeiçoamento de projetos tão importantes para a comunidade.

Fonte: Instituto BRB