Na última terça feira, 03 de abril, ocorreu o VIII Fórum da Aliança Cerrado , na sede do Cerratenses (Centro de Excelência do Cerrado), que fica dentro do Jardim Botânico de Brasília. Diversas instituições representativas do terceiro setor comprometidas com a causa ambiental, e ainda órgãos de governo federal e distrital (membros da Aliança Cerrado) participaram do evento. O Instituto BRB também esteve presente, sendo representado pelas secretárias de Educação, Social e Ambiental, respectivamente Ivane Amaral, Leila Republicano e Franciana Coelho.

No evento, após as saudações iniciais, foi feito o lançamento do edital de recuperação de áreas rurais do cerrado que estejam degradadas (Recupera Cerrado). O edital é direcionado para projetos de recuperação ambiental na área rural, em pequenas propriedades, prioritariamente nas bacias dos rios Descoberto e São Bartolomeu, e atenderá projetos com custo orçado entre R$300 mil e R$500 mil reais. Os projetos podem ser inscritos até dia 04 de junho no site da Fundação Banco do Brasil (FBB).

Após o lançamento do edital, foi realizado o que a Aliança Cerrado denomina de Café Mundial, um momento em que, reunidos em grupos distintos, e servidos por um lanche, os presentes debatem temas de relevo para as instituições que atuam com responsabilidade socioambiental. Foram colocadas quatro questões para o debate: e ao final do café, todos os participantes voltaram para o plenário, ocasião em que compartilharam as respostas às questões colocadas. Dentre estas, destaca-se aquela que propõe elementos que balizarão o compromisso de todos com a continuidade e perenidade da Aliança Cerrado.

O Instituto BRB surge no âmbito de inserir o BRB neste importante compromisso com nosso bioma, rico em diversidade de fauna e flora e berço de três bacias hidrográficas de extrema importância para o Brasil e o mundo, bioma este tão ameaçado, que só se perpetuará com compromissos e ações como aqueles desenvolvidos pela Aliança Cerrado” comenta Leila Republicano.

A Secretária de Educação, Ivane Amaral, explica “Um dos focos do Instituto BRB é exatamente este compromisso com o meio ambiente. Por isso fizemos questão de participar desta aliança, a Aliança Cerrado, cujo foco é a defesa e preservação deste espaço tão importante que nos abriga””.

Por acreditar que a união de diversas entidades com o mesmo objetivo pode muito mais do que uma instituição isolada, que o Instituto BRB direciona seus esforços para a consolidação da Aliança Cerrado, e se sente orgulhoso de estar nesta rede ao lado de tão importantes instituições e órgãos governamentais, cujo objetivo fim é lutar pela perpetuação do bioma cerrado” finaliza Franciana Coelho.