O Instituto BRB participou nesta segunda-feira (26), do Fórum Distrital de Educação Ambiental, que aconteceu na sede do Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses), no Jardim Botânico. O evento foi um encontro de trabalho que reuniu cerca de 60 pessoas da sociedade civil e órgãos do Governo de Brasília com o intuito de elaborar, de forma coletiva, o Plano Distrital de Educação Ambiental – PDEA, documento que mapeará as ações e atividades de educação ambiental no Distrito Federal.

O trabalho de elaboração do PDEA começou com uma consulta pública online, que ficou disponível durante um mês, e foi finalizado em março. Na consulta foram coletados dados para traçar um diagnóstico que subsidiou o início do processo de elaboração do PDEA, que será um documento de orientação para educadores, gestores e atores sociais envolvidos nas políticas públicas de educação do meio ambiente.

No evento presencial, os participantes foram divididos em grupos e trabalharam com os temas: histórico da educação ambiental no DF e o processo de construção do plano; bases conceituais para o desenvolvimento da educação ambiental no DF, princípios, diretrizes e objetivos do plano e ainda linhas de ações e planos de metas do plano distrital de educação ambiental.

A Secretária de Meio Ambiente do Instituto BRB, Franciana Matos Coelho, participou do evento e comentou ”É um plano feito “a múltiplas mãos”, realizado por vários órgãos e entidades que estão em sinergia, com a finalidade de avançar no tema sobre educação ambiental. É um plano inovador e histórico para o Distrito Federal. Acredito que será um divisor de águas no Distrito Federal em se tratando de educação ambiental, pois um plano realizado de forma participativa e colaborativa tem muito mais força para ser exequível, além de trazer dinamicidade quanto às atualizações e revisões periódicas, pois possui dentre seus objetivos, o de produzir e aplicar instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de suas ações.”

Para Emmanuel Reis e Silva Lelis, Secretário de Assuntos Administrativo-Financeiros do Instituto, foi muito importante o Instituto BRB fazer parte desse projeto: “Participar da elaboração do Plano de Educação Ambiental do DF, permitiu ao Instituto BRB aprofundar ainda mais suas relações com outros atores da sociedade civil para implementação de políticas públicas de defesa do Cerrado, e para promoção de ações educativas em benefício desse importantíssimo bioma”. Ivane Simonette do Amaral, Secretária de Educação do Instituto BRB, também destacou: “Foi uma honra ter participado da construção do plano de Educação Ambiental, dada a sua relevância e importância. O PDEA despertará na sociedade a consciência de cuidados com o meio ambiente.”

O trabalho do Fórum será organizado e enviado para a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental para apreciação, e caso seja aprovado,  ele terá seu lançamento público.