Programa de Aceleração de Impacto Social – PAIS

O Instituto BRB, o Instituto Bancorbrás, o Instituto Cooperforte e o Instituto Sabin uniram-se para conceber, de forma colaborativa, o Programa de Aceleração de Impacto Social – PAIS, voltado para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Os Institutos selecionaram 32 OSCs para receber um curso de capacitação, a ser ministrado pelo Instituto Phomenta, que abordará os seguintes pontos: gestão e governança; potencial de impacto social; transparência e responsabilidade financeira; e práticas de captação de recursos e sustentabilidade.

O curso terá duração de sete meses (junho a novembro/2018) e buscará formar gestores e equipes técnicas na temática proposta, qual seja, o alcance da sustentabilidade financeira. Os objetivos específicos do Programa são: gerar um diagnóstico de gestão, capacitar as organizações para elaboração e execução de um plano de sustentabilidade financeira, oferecer ferramentas para adequação aos critérios globais de transparência e boas práticas sociais, e capacitar para atrair parceiros para execução de seu plano e visão de futuro.

Aliança Cerrado

A Aliança Cerrado é uma rede colaborativa interinstitucional focada em traçar cenários, construir estratégias, centralizar e difundir informações, articular e propor políticas públicas estruturantes para conservação, recuperação e sustentabilidade do cerrado brasileiro.

A Aliança Cerrado é um fórum permanente, resultado da integração de esforços da sociedade civil, parceiros governamentais, empreendedores e academia.

O Instituto BRB aderiu à Aliança Cerrado, para colaborar com suas ações e participar de seus grupos de trabalho, tendo em vista que os objetivos principais da Aliança se coadunam com o perfil do Instituto BRB, considerando também que um de seus eixos de atuação trata de ações de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade, voltadas ao interesse interno e externo, e atuação em forma de rede.

Mais informações sobre a Aliança Cerrado em: www.aliancacerrado.net

Consulte o Acordo de Reciprocidade Multilateral: Portaria nº 82, de 28/08/2017

Jardim Botânico de Brasília

A missão institucional do Jardim Botânico de Brasília – JBB é desenvolver pesquisa e tecnologia, promover o lazer e a educação ambiental orientados à conservação e preservação do Bioma Cerrado.

Nessa esteira, o Instituto BRB e o JBB desenvolveram um acordo de cooperação técnica com o escopo de desenvolver projetos, aplicar recursos e fortalecer programas de conservação e divulgação da biodiversidade do Bioma Cerrado, de modo a estimular a participação da comunidade na gestão de preservação do ecossistema, nas atividades de educação ambiental, esporte, cultura e lazer.

Site do Jardim Botânico de Brasília: www.jardimbotanico.df.gov.br/.

Acordo de Cooperação Técnica entre Instituto BRB e JBB.

Rede de Investidores Sociais do Distrito Federal – RIS/DF

A RIS/DF foi formada em março de 2015, num esforço prático de estabelecer uma iniciativa conjunta dos investidores sociais com sede no Distrito Federal e que teve como foco principal possibilitar a aproximação das organizações e a troca de experiências, além da divulgação dos passos que já foram dados para avanços do investimento social privado – ISP na região.

Periodicamente a RIS/DF organiza o Café Social, evento criado para abordar temas específicos do ISP e discuti-los com mais profundidade, divulgar pesquisas e informações atualizadas para aprimorar a gestão das organizações sociais e otimizar seu desempenho.

Participar da RIS-DF é também uma forma dessas organizações conhecerem mais de perto o trabalho do Grupo de Institutos Fundações e Empresas – GIFE, associação dos investidores sociais do Brasil, sejam eles institutos, fundações ou empresas, cujo papel central é gerar conhecimento a partir de articulações em rede para aperfeiçoar o ambiente político-institucional do investimento social e ampliar a qualidade, legitimidade e relevância da atuação dos investidores sociais privados.

Outras informações sobre a atuação do GIFE e da RIS/DF podem ser consultadas em: https://gife.org.br/