Crédito: João Batista Ibiapina, empregado do BRB

O esporte encontra-se solidamente inserido na sociedade, sendo reconhecido como um fenômeno sociocultural capaz de promover a qualidade de vida e o combate à violência. Diante desse quadro, o Instituto BRB oferece a oportunidade de desenvolvimento de projetos voltados para a democratização do acesso ao esporte e ao lazer.

Um projeto esportivo pode ser definido como algo que vai além do foco da dimensão motora. Crianças e adolescentes estão em processo de criação de uma identidade, e assim tornam-se mais vulneráveis a problemas de envolvimento com drogas e violência, por isso a oferta de projetos esportivos podem capacitá-los para uma atuação mais construtiva na sociedade. Além de melhorar o desempenho escolar de estudantes e desenvolver questões voltadas para o incentivo do trabalho em equipe, respeito e disciplina.

Esta realidade não pertence somente às crianças e aos adolescentes, os adultos também beneficiam-se de projetos voltados para a prática esportiva. A importância do investimento em projetos esportivos vai além dos benefícios na saúde física, também possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na sociedade. Desenvolvendo as relações socioafetivas, a comunicabilidade, a sociabilidade, lapidando socialmente esse homem para o convívio na sociedade.

Neste contexto, apoiar o esporte, o Instituto BRB aposta no desenvolvimento pessoal e na melhoria da qualidade de vida que são fundamentais na construção da cidadania e na criação de oportunidades de uma perspectiva de um futuro melhor.