Crédito: João Batista Ibiapina, empregado do BRB

A cultura é um dos pilares do Instituto BRB, no foco da responsabilidade social. Apoiar projetos que resgatem a identidade de um grupo e de um país é uma forma de focar no desenvolvimento sustentável por meio da cultura.

Cultura refere-se a tudo aquilo que é produzido pelo indivíduo, sozinho ou coletivamente, e que reflete a sua identidade, na construção de seus valores e normas sociais.

O mundo do entretenimento oferece a diversão, que passa a ter um sentido de esquecer o sofrimento, aquilo que incomoda. É uma fuga para o lúdico, é o descanso temporário.

A cultura, deve ser pensada a partir de um conjunto de bens culturais, como por exemplo: a literatura, a pintura, a filosofia, que têm como elemento a elaboração, o imaginário, a sensibilidade de uma época, fundamentais para criar laços de convivência. Quanto mais questionadora, mais rica e complexa, quanto mais diversa, maior será a possibilidade dos sentidos, e mais abundante será o suporte para construção da subjetividade dos indivíduos.

Nesse sentido, o Instituto BRB, ciente de seu compromisso como agente de projetos culturais sabe que é preciso discutir constantemente como se pode atingir todos os públicos, quais as maneiras de facilitar o acesso e como promover melhor compreensão dos bens culturais. Refletindo sempre, como esse investimento repercute na sociedade e quais são os seus desdobramentos no sentido da promoção de novos saberes.