A estrutura de governança do Instituto BRB foi concebida em linha com o guia de melhores práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Essa estrutura é constituída pelos seguintes órgãos, cujos integrantes não são remunerados, sob qualquer forma ou título, pelo Instituto BRB:

a) Assembleia Geral;
b) Conselho Deliberativo;
c) Diretoria Executiva; e,
d) Conselho Fiscal.

Além desses órgãos, a associação constituirá um Conselho de Voluntários, de natureza meramente consultiva, composto por número ilimitado de associados, na categoria de “associado colaborador”, e também grupos de trabalho, órgãos técnicos ou consultivos e comitês.

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é o órgão superior de deliberação e orientação, a quem incumbe a definição das políticas de governança da instituição, visando o pleno alcance de sua missão institucional. Deve contar com, no mínimo, 5 (cinco) membros escolhidos dentre pessoas com vínculo efetivo com os associados pessoas jurídicas e, no máximo, 3 (três) membros escolhidos dentre pessoas de notória experiência pessoal e comprometimento com os objetivos e princípios éticos do Instituto BRB.

São membros natos do Comitê Deliberativo: o Presidente do BRB – Banco de Brasília S.A., o Presidente do Instituto BRB e o membro escolhido pela Assembleia Geral entre os Presidentes das empresas controladas pelo BRB – Banco de Brasília S.A.

Atualmente, são membros do Conselho Deliberativo:

VASCO CUNHA GONÇALVES
Presidente do BRB – Banco de Brasília S.A.

ROMES GONÇALVES RIBEIRO
Presidente do Instituto BRB

CRISTIANE MARIA LIMA BUKOWITZ
Diretora do BRB – Banco de Brasília S.A.

ANDRÉA MOREIRA LOPES
Diretora da BRB – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

GERALDO LOURENÇO DE ALMEIDA
Presidente da BRB – Crédito, Financiamento e Investimento S.A.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é órgão executivo do Instituto BRB, responsável pela administração, composta por 8 (oito) membros eleitos, integrantes dos quadros de empregados do Banco de Brasília S.A., ou dos outros associados, com vinculação contratual mínima de 10 (dez) anos.

A Diretoria Executiva é composta pelo Presidente e 7 (sete) Secretários, que têm o seu trabalho definido por áreas: as Secretarias de Assuntos de Responsabilidade Cultural; Assuntos de Responsabilidade Social e Assistencial; Assuntos de Responsabilidade Ambiental; Assuntos de Responsabilidade Educacional e Desenvolvimento Humano; Assuntos de Responsabilidade Esportiva; Assuntos de Parcerias, Alianças Estratégicas e Captação de Recursos e Assuntos Administrativo-Financeiros.

Os atuais membros da Diretoria Executiva são:

ROMES GONÇALVES RIBEIRO
Presidente

HELMAX SAMIR RIBEIRO DE ALBUQUERQUE
Secretário de Assuntos de Parcerias, Alianças Estratégicas e Captação de Recursos

EMMANUEL REIS E SILVA LELIS
Secretário de Assuntos Administrativo-Financeiros

FRANCIANA PEREIRA MATOS COELHO
Secretária de Assuntos de Responsabilidade Ambiental

ILTER AFONSO MOTA DE OLIVEIRA
Secretário de Assuntos de Responsabilidade Cultural
Secretário de Assuntos de Responsabilidade Esportiva

LEILA CRISTINA DE LUCENA COSTA ASSIS REPUBLICANO
Secretária de Assuntos de Responsabilidade Social e Assistencial

IVANE SIMONETTE DO AMARAL
Secretária de Assuntos de Responsabilidade Educacional e Desenvolvimento Humano

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é órgão de fiscalização, composto de 3 (três) membros efetivos, podendo ter suplentes e ser reconduzido sucessivamente, desde que renovado no mínimo 1/3 (um terço) em cada recondução.