De acordo com o art. 1º do seu Estatuto, o Instituto BRB atuará em rede. Assim, para realizar seus fins, além da atuação direta, o Instituto BRB estabelecerá parcerias, com outras organizações da sociedade civil que, na condição de beneficiárias de recursos financeiros, e/ou executoras de atividades ou de projetos, atuarão com o objetivo de desenvolvimento, implantação, acompanhamento e avaliação de programas estruturados e, ainda, à execução de projetos independentes.

Com o objetivo de estimular e fomentar ações e atividades promovidas por organizações da sociedade civil, e que estejam alinhadas com as políticas e as diretrizes estratégicas do Instituto BRB, haverá seleção de Projetos feita via chamada pública, de acordo com requisitos de governança corporativa e transparência.

Fatores como planejamento, definição de indicadores de avaliação e impacto social serão considerados na tomada de decisão para a escolha dos projetos, reafirmando a necessidade de profissionalização das equipes que trabalham com investimento social, seja pelo lado do investidor ou do executor, gerando maior credibilidade e confiança no investimento a ser realizado.

As ações do Instituto BRB seguirão as orientações de órgãos fiscalizadores e serão guiadas de acordo com as melhores práticas recomendadas por entidades representativas dos investidores sociais, como o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, dentre outras.